O atleta brasileiro Caio Bonfim alcançou um feito notável no 20º Campeonato Mundial de Atletismo, realizado em Tóquio, Japão. Competindo na prova de 35 km da marcha atlética, Bonfim conquistou a medalha de prata, consolidando seu nome entre os grandes da modalidade.
Na disputa, que ocorreu na manhã do último sábado (13), o brasileiro demonstrou grande performance, completando o percurso em 2 horas, 28 minutos e 55 segundos. O tempo garantiu a ele a segunda colocação, atrás apenas do canadense Evan Dunfee, que cruzou a linha de chegada em 2 horas, 28 minutos e 22 segundos.
Com este resultado, Caio Bonfim, vice-campeão olímpico, expande seu histórico de conquistas em campeonatos mundiais. O atleta agora soma três medalhas: a prata recém-conquistada nos 35 km e dois bronzes nos 20 km, obtidos em Budapeste-2023 e Londres-2017.
Em declarações após a prova, Bonfim destacou a dificuldade de manter-se no topo do atletismo mundial. “A gente sabe o quanto é difícil chegar, e o quanto é difícil se manter entre os melhores do mundo. Depois de uma prata olímpica, como manter? Em 2022, em 2023 e em 2024 eu ganhei medalhas. E hoje, além de ser uma medalha inédita, foi em uma prova inédita”.
Aos 34 anos, Caio Bonfim ainda terá mais uma oportunidade de brilhar no Mundial de Tóquio. Ele competirá na prova dos 20 km, que será realizada na próxima sexta-feira (19). Além de Bonfim, os brasileiros Matheus Corrêa e Max Batista também participarão da competição.