Delegações de atletas já começaram a chegar a Brasília para a edição 2025 dos Jogos da Juventude, que tem início na próxima quarta-feira (10). O evento multiesportivo, voltado para jovens de até 17 anos, promete agitar a capital federal.
O Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) foi escolhido como o ponto de encontro inicial dos atletas. Considerado o “Coração dos Jogos”, o local concentra diversas estruturas, incluindo ativações extracompetição e um restaurante com capacidade para servir 800 refeições simultaneamente. O CICB também abriga uma exposição de objetos utilizados por atletas brasileiros em Jogos Olímpicos, proporcionando um contato inspirador com a história do esporte nacional.
Ayla Rayane, atleta de 17 anos representando a Bahia nas competições de atletismo, expressou sua emoção ao chegar ao local. “Não consigo explicar direito o que estou sentindo. Entrar e dar logo de cara com parte da história olímpica do nosso país, é bem emocionante”, declarou a jovem, impressionada com o collant usado por Jade Barbosa na conquista do bronze nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
Segundo o gerente executivo de Educação, Fomento e Infraestrutura do Comitê Olímpico do Brasil (COB), uma competição como os Jogos da Juventude é um grande marco na carreira de qualquer atleta, assemelhando-se, em proporção, aos Jogos Pan-americanos e Jogos Olímpicos.
A Cerimônia de Abertura dos Jogos da Juventude está marcada para as 18h da próxima quarta-feira (horário de Brasília). No entanto, a competição terá início já pela manhã, às 10h, com a prova de ciclismo potência, também no CICB.