Estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e seus professores têm até 30 de setembro para se inscrever na quarta edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), uma competição educacional focada no setor elétrico. A iniciativa visa conscientizar sobre o consumo responsável de energia, a importância da sustentabilidade e os impactos sociais e econômicos associados ao uso dos recursos naturais.
A competição utiliza a gamificação, aplicando elementos de jogos para aumentar o engajamento, a motivação e a participação dos alunos nos desafios propostos.
A edição deste ano é promovida pela Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em colaboração com 48 distribuidoras de energia elétrica em todo o país. A expectativa é alcançar a participação de 500 mil estudantes do ensino fundamental de todas as regiões.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online, através do oficial da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética.
A competição é dividida em duas fases. Na primeira, os alunos participam de desafios gamificados relacionados à eficiência energética. Na segunda fase, realizam uma prova objetiva disponível no ou aplicativo da ONEE.
Os professores inscritos também terão acesso a formação a distância (EaD) com duração de 40 horas e mentorias coletivas.
A ONEE oferece diversas premiações tanto para os alunos quanto para os professores vencedores. Os professores concorrem a prêmios como vales-presente de até R$ 15 mil e viagens com despesas pagas para Brasília. Os alunos podem ganhar medalhas, viagens para a Solenidade Nacional de Premiação em Brasília, notebooks e vales-presente.
Mais informações sobre a competição estão disponíveis no oficial. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail contato@onee.org.br.