Estudantes pré-selecionados para o Programa Universidade para Todos (Prouni) no segundo semestre de 2025 devem ficar atentos: o prazo para comprovar as informações fornecidas durante a inscrição termina nesta sexta-feira (5). A validação da bolsa depende da entrega completa da documentação na instituição de ensino superior privada para a qual o candidato foi selecionado. A entrega pode ser feita virtualmente, através da página da faculdade na internet, ou presencialmente, seguindo as normas estabelecidas pela instituição.
A lista de espera do Prouni 2025/2 está disponível para consulta no Único de Acesso ao Ensino Superior e é destinada aos candidatos que não foram selecionados nas chamadas regulares ou que tiveram sua turma não formada na faculdade escolhida.
O Prouni oferece bolsas de estudo integrais (100% da mensalidade) e parciais (50%) em instituições privadas. Para comprovar as informações, o estudante deve apresentar documentos de identificação com foto e CPF, tanto seus quanto dos membros do grupo familiar, além de comprovantes de renda recentes que demonstrem a renda bruta mensal familiar. É necessário também um comprovante de residência em nome do estudante ou de algum familiar e o certificado de conclusão do ensino médio que atenda aos requisitos do programa, como ter cursado o ensino médio em escola pública. Alunos que foram bolsistas em escolas particulares devem apresentar uma declaração da instituição que ateste essa condição.
As faculdades particulares devem fornecer um formulário que comprove o recebimento da documentação no momento da entrega. Até o dia 12 de setembro, as instituições de ensino participantes devem informar se o registro do candidato foi aprovado ou reprovado. Em caso de aprovação, será emitido o termo de concessão de bolsa. A faculdade deve ter comunicado formalmente aos candidatos pré-selecionados sobre a exigência de um processo seletivo próprio, caso essa seja sua prática. A cobrança de qualquer tipo de taxa para a seleção dos candidatos ao Prouni é estritamente proibida.
Nesta edição, o Prouni disponibiliza mais de 211 mil bolsas, sendo 118 mil integrais e 93 mil parciais, distribuídas em mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior.
Criado em 2004, o Prouni já beneficiou mais de 3,5 milhões de estudantes, dos quais 2,5 milhões tiveram acesso gratuito ao ensino superior. Atualmente, o programa beneficia 632.503 estudantes, matriculados em 1.851 instituições privadas em todo o país, com 533.790 recebendo bolsas integrais.